O presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, dedicou a manhã desta sexta-feira (19) para ouvir de perto as demandas prioritárias da advocacia catarinense que atua em Direito de Família e Sucessões.
O encontro contou com a presença de Luciana Nahas, presidente da Comissão de Direito de Família e vice-diretora geral da ESA/SC; Alliny Burich da Silva, presidente da Comissão de Sucessões; Douglas Dal Monte, coordenador-geral das Comissões Temáticas da OAB/SC; Renan Beltrame Silveira, vice-presidente da Comissão de Sucessões e Giselle de Oliveira da Costa, vice-presidente da Comissão de Direito de Família.
“Conhecer de perto os desafios específicos da advocacia de Família e Sucessões é essencial para que a OAB/SC transforme essas demandas em ações concretas que fortaleçam a nossa categoria”, afirmou Mandelli.
O que foi discutido
As lideranças apresentaram um panorama detalhado dos gargalos enfrentados pela advocacia de Família e Sucessões em Santa Catarina, com propostas práticas para atuação da Ordem. Entre elas:
-
Mapeamento das Varas de Família e Sucessões, para identificar estrutura, fluxos e boas práticas;
-
Acompanhamento da instalação das Câmaras Especializadas, garantindo representatividade e eficiência;
-
Incentivo à criação de comissões temáticas nas subseções, fortalecendo a atuação local;
-
Renovação do pedido de acesso à íntegra da jurisprudência no TJSC e preocupação com o atraso na disponibilização de decisões em segredo de justiça;
-
Ajustes na Tabela de Honorários e debate sobre cláusulas específicas em contratos de honorários.
“Esse diálogo potencializa o trabalho das comissões, garantindo que as demandas específicas se convertam em medidas práticas em benefício da advocacia”, salientou Douglas.
“Apresentamos as nuances e dificuldades da advocacia familiarista e saímos confiantes de que teremos respaldo para implementar projetos que tragam valorização à profissão e mais eficiência ao Judiciário”, ressaltou Nahas.
“A parceria entre Família e Sucessões é natural e estratégica. Essa união permitirá diagnósticos mais completos e ganhos de eficiência para toda a categoria”, comentou Alliny.
Próximos passos
O encontro encaminhou a criação de comissões de Família e Sucessões nas subseções ainda sem representação, além de reuniões conjuntas entre os grupos já instalados. Também está em pauta a parceria com a ESA/SC para cursos e eventos de formação continuada e a realização de um congresso estadual de Direito de Família e Sucessões.
Outro encaminhamento foi a atuação integrada com outras comissões da OAB/SC — como as de Criança e Adolescente, Mulher Advogada, Jovem Advocacia, Tributário, Empresarial e Direito do Idoso — para o desenvolvimento de projetos e campanhas institucionais.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC