A OAB Santa Catarina marcou presença, nesta sexta-feira (25), na solenidade de posse do juiz de direito de segundo grau Vitoraldo Bridi como novo desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A cerimônia, realizada na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, sede do TJSC, reuniu autoridades dos Três Poderes, membros da magistratura, representantes de instituições jurídicas e familiares do empossado.
A Seccional foi representada pelo diretor de Relacionamento com a Justiça Estadual, Adriano Tavares, que integrou a mesa de honra e reforçou o papel ativo da OAB/SC na interlocução com o Poder Judiciário catarinense.
Com 38 anos de magistratura, Bridi foi eleito por aclamação e nomeado oficialmente no último dia 2 de julho para ocupar a vaga aberta pela aposentadoria do desembargador Getúlio Corrêa, que também dedicou décadas à Justiça catarinense.
Durante a cerimônia, Tavares destacou que momentos como este representam não apenas a continuidade institucional, mas também a oportunidade de renovação e fortalecimento do Judiciário. “A OAB/SC acompanha com respeito e atenção cada movimento de renovação da Corte. A chegada do desembargador Vitoraldo Bridi representa não apenas uma trajetória consolidada, mas também a esperança de um Judiciário ainda mais próximo da cidadania, sensível às mudanças sociais e comprometido com o Estado Democrático de Direito. Desejamos a ele uma caminhada de equilíbrio, sabedoria e justiça”, afirmou.
Perfil do novo desembargador
Natural de Farroupilha (RS), Vitoraldo Bridi é graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade de Caxias do Sul (1979) e mestre em Ciências Jurídicas pela Univali (2003). Ingressou na magistratura catarinense em 1987 e atuou em comarcas estratégicas do Estado, como Criciúma, Tubarão, Trombudo Central, Pomerode, Gaspar, Indaial, Blumenau, Chapecó e Florianópolis.
Além da atuação judicial, Bridi tem ampla experiência acadêmica: foi professor da Furb entre 1990 e 2013, da Unifebe (1993–1994), da Unidavi (1995) e da Esmesc (2008–2010). Exerceu ainda as funções de juiz-corregedor da Corregedoria-Geral da Justiça (2010–2013), juiz efetivo do TRE-SC e juiz auxiliar da Presidência do TJSC durante a gestão 2014–2015.
Articulação com o Poder Judiciário: OAB/SC leva ao TJSC pleitos da advocacia catarinense reunidos em diagnóstico estadual
Ainda nesta semana, as principais demandas da advocacia catarinense sobre a estrutura e o funcionamento da Justiça de primeiro grau foram entregues ao presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto. Os pleitos, que fazem parte de um amplo diagnóstico conduzido pela Seccional com as 53 Subseções do Estado, foram levados em mãos pelo presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, acompanhado do diretor de Relacionamento com a Justiça Estadual, Adriano Tavares.
O relatório reúne manifestações com foco em questões estruturais e operacionais das comarcas, como necessidade de novas varas, falta de servidores, melhoria no atendimento à advocacia, acesso à informação nos processos, estrutura física dos fóruns, respeito às prerrogativas profissionais e celeridade processual. Clique aqui e saiba mais.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC