A construção de uma sede própria da Justiça Federal em Joinville avança a partir desta quarta-feira (25), com uma importante agenda de articulação institucional em Porto Alegre. A comitiva catarinense foi recebida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador João Batista Pinto Silveira, para viabilizar a contratação de projeto executivo para realização da obra na maior cidade de Santa Catarina, com custo estimado em R$ 71,8 milhões.
Representando a advocacia catarinense, participaram da reunião o conselheiro federal da OAB/SC e coordenador-geral das Comissões do Conselho Federal da OAB, Rafael Horn, e a presidente da OAB Joinville, Janaína Madeira.
Durante o encontro, foram discutidos os próximos passos do planejamento da obra, que contempla 10,2 mil m² de área construída, dos quais 6,8 mil m² serão de área útil. A nova sede reunirá as seis varas federais atualmente espalhadas em imóveis alugados na cidade. O presidente do TRF4, desembargador João Batista, se comprometeu com a contratação do projeto executivo no segundo semestre deste ano, para viabilizar o início da obra no próximo ano.
"A advocacia catarinense acompanha de forma ativa esse projeto estratégico, que representa um avanço para a eficiência da Justiça Federal em Joinville”, destacou Rafael Horn.
"A nova sede é uma demanda histórica da advocacia e da sociedade joinvilense, e seguimos mobilizados para tornar essa conquista uma realidade”, ressaltou Janaína Madeira, presidente da OAB Joinville.
Também estiveram presentes o diretor do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina, juiz federal Henrique Luiz Hartmann; o futuro diretor do Foro da Seção Judiciária de SC, juiz federal Jairo Schäfer; o diretor do Foro Federal de Joinville, juiz federal Paulo Cristóvão de Araújo Silva Filho; além da procuradora do município de Joinville, Christiane Schramm Guiso, e do secretário do governo de Joinville, Gilberto de Souza Leal Jr.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC