
A violência contra as mulheres é um problema que ainda assola nossa sociedade, com números alarmantes que revelam a urgência de ações concretas e eficazes. Pensando nisso, a OAB/SC promove, no dia 25 de agosto, às 19h, a palestra “O importante papel dos grupos reflexivos na prevenção e combate às violências contra as mulheres no presente e no futuro”, no Plenário da instituição.
O evento, organizado pelas comissões de Combate à Violência Doméstica; Direito da Vítima; OAB por elas; da Mulher Advogada e de Assistência Social, com apoio da CAASC e da ESA/SC, reúne especialistas e autoridades para discutir caminhos que visam não só proteger, mas transformar vidas e fortalecer a segurança das mulheres no presente e no futuro.
A violência contra a mulher segue sendo uma grave questão social no Brasil e em Santa Catarina. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2024) evidenciam números preocupantes: no estado, foram registrados 56 feminicídios em 2023, além de mais de 17 mil casos de lesão corporal dolosa em contexto doméstico. O total de medidas protetivas de urgência concedidas em Santa Catarina superou 25 mil no ano passado, reforçando a necessidade de políticas públicas eficazes e integradas.
Nesse cenário, os grupos reflexivos surgem como estratégia inovadora e eficaz para prevenção e combate à violência. Esses grupos trabalham diretamente com autores de violência, buscando a mudança comportamental e a responsabilização, complementando ações judiciais e sociais. Projetos desse tipo têm sido implementados em parceria entre o Tribunal de Justiça, universidades, Ministério Público e instituições como a OAB/SC, com resultados positivos na redução da reincidência.
Denise Marcon, presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica e uma das responsáveis pelo evento, completa: “Dialogar sobre o papel das redes de apoio e a importância dos grupos reflexivos é essencial para fortalecer o enfrentamento e a prevenção das violências contra mulheres e meninas. A união das instituições e da comunidade é o que torna possível a efetividade dessas ações.”
Elizete Lanzoni Alves, secretária ajunta da Comissão de Combate à Violência Doméstica, também responsável pelo evento, destaca:
“Este encontro é fundamental para ampliar o conhecimento e engajamento das redes de proteção e da sociedade na prevenção da violência doméstica. Somente com diálogo e cooperação poderemos avançar na construção de um ambiente mais seguro para as mulheres.”
Já Douglas Dal Monte, coordenador-geral das comissões da OAB/SC, reflete que: “Os grupos reflexivos são ferramentas transformadoras que ajudam a mudar comportamentos e promover a segurança das mulheres.”
A programação da palestra contempla painéis sobre o papel das redes de apoio, protocolo de gênero, violência processual e os grupos reflexivos como medida de responsabilização e prevenção. Entre os convidados estão especialistas renomados, como delegadas, juízas, advogados criminalistas e psicólogos, que trarão uma visão multidisciplinar sobre o tema. Faça sua inscrição e confira a programação completa aqui.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC