
Com o objetivo de garantir o respeito às prerrogativas da advocacia em ações policiais, a OAB/SC deu mais um passo importante nesta quinta-feira (17). O procurador-geral de Prerrogativas da Seccional e conselheiro estadual, Rafael Siewert, e o presidente da Comissão Estadual de Prerrogativas, Rodrigo Martins Elias, reuniram-se com o diretor-geral da DEIC, Daniel Sá Fortes Regis, na sede da instituição, para alinhar uma atuação conjunta da Ordem em operações da Polícia Civil que envolvam advogados.
Na prática, a proposta é que a OAB/SC seja acionada pela Polícia Civil sempre que houver atuação de profissionais da advocacia em diligências, garantindo acompanhamento institucional e o respeito ao exercício profissional. A reunião também resultou no encaminhamento para a criação de um canal direto de comunicação entre a DEIC e a Seccional, agilizando a mediação de conflitos e a solução de eventuais intercorrências.
"Essa aproximação com a DEIC é mais do que necessária — é estratégica. Estamos garantindo que o advogado possa atuar com independência e respeito, mesmo nos contextos mais sensíveis. E a Polícia Civil é nossa parceira nesse processo", destacou Rafael Siewert.
Rodrigo Martins Elias também reforçou o ganho coletivo da medida: "Essa iniciativa não é só em defesa da advocacia, mas também da legalidade e da eficiência. A presença da OAB nas operações ajuda a evitar excessos e favorece soluções rápidas, com menos ruído e mais segurança para todos os lados".
A reunião também contou com a presença de Carolina Surita, diretora adjunta da DEIC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC