A OAB Santa Catarina, por meio da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/SC, esteve presente no 7º Congresso de Direito Sistêmico da OAB/SP, realizado no dia 1º de novembro, na capital paulista, por meio da presidente da comissão, Michelle Coutinho de Azevedo Carvalho. O evento, de alcance nacional, reuniu profissionais, pesquisadores e representantes de diversas seccionais para debater práticas inovadoras, experiências transformadoras e os novos rumos do Direito Sistêmico no Brasil.
Michelle integrou o segundo painel do Congresso, que abordou o tema “Experiências e Caminhos Sistêmicos: projetos e inovação” , compartilhando iniciativas desenvolvidas pela Comissão catarinense e apresentando os avanços que vêm fortalecendo o movimento sistêmico no Estado.
Iniciativas, estrutura e projetos: a contribuição da OAB/SC
Durante sua participação, Michelle destacou a nova composição da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/SC e apresentou os cinco núcleos de trabalho que estruturam a atuação do grupo:
• Eventos – Coordenação: Michelle Coutinho de Azevedo Carvalho
• Mídias Sociais – Coordenação: Rodolfo Marques Bombonato
• Divulgação e Integração com Subseções – Coordenação: Jefté Fernando Lisowski
• Estudo Sistêmico – Coordenação: Tito Leonardo dos Santos
• Mapeamento e Estatística – Coordenação: Daniel Melim Gomes
A presidente também relembrou uma das ações recentes de maior impacto: o curso “Advocacia Leve e Próspera: Postura Sistêmica para o Sucesso Profissional”, promovido pela ESA/SC em parceria com a comissão, que reuniu profissionais interessados em desenvolver uma atuação mais consciente, integrada e alinhada aos princípios sistêmicos.
Próximos passos: Encontro Nacional da Advocacia Sistêmica em Florianópolis
Em seu painel, Michelle anunciou um dos movimentos mais importantes da agenda de 2025: o I Encontro Nacional da Advocacia Sistêmica, que será realizado no dia 29 de novembro, das 9h às 19h, na Sede Balneária da OAB/SC, em Florianópolis. O evento reunirá profissionais de diversas regiões do país para um dia de formação, troca de experiências e aprofundamento em práticas sistêmicas aplicadas ao Direito. Saiba mais aqui.
“A participação da OAB/SC no Congresso reforça a importância da união das Seccionais para o fortalecimento do movimento sistêmico. Nosso propósito é seguir adiante promovendo formações e diálogos, incentivando práticas colaborativas e apoiando a advocacia para que atue com mais consciência sistêmica,” destacou Michelle Coutinho de Azevedo Carvalho, presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/SC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


