O segundo dia do Colégio de Presidentes das Subseções da OAB Santa Catarina, realizado neste sábado (14) pela OAB/SC em conjunto com as Subseções de Itajaí, Navegantes e Balneário Piçarras, seguiu em ritmo de protagonismo, inovação e comprometimento com o fortalecimento da advocacia em todas as regiões do Estado. Propostas que unem tecnologia, bem-estar e interiorização marcaram os debates, demonstrando o engajamento das lideranças locais com as necessidades práticas da classe.
“A agenda de hoje mostra o quanto a advocacia catarinense está comprometida com a construção de soluções concretas para os desafios da classe”, afirmou o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli. “É assim que fortalecemos a instituição: com ideias, ação e união.”
“Nosso lado sempre será o da nossa advocacia”, reiterou Juliano Mandelli.
O alinhamento institucional com o Poder Judiciário, a valorização do pleno exercício profissional e a defesa da advocacia foram temas centrais neste segundo dia do Colégio de Presidentes. Questões relacionadas às unidades e à prestação jurisdicional reforçaram o compromisso de uma Ordem combativa, atenta às necessidades da classe.
A atuação firme da OAB/SC segue um dos pilares da atual gestão: garantir que a advocacia seja ouvida e respeitada, especialmente diante de mudanças que impactem diretamente o exercício da profissão. “Não pensaremos duas vezes antes de defender a advocacia, antes de requerer o respeito ao nosso exercício profissional”, destacou Mandelli.
Interiorização dos serviços da OABPrev e Sicoob Advocacia
Representando a Subseção de Porto União, o presidente Luciano Ribas Passos defendeu a ampliação da interiorização dos serviços voltados à advocacia, com destaque para iniciativas como a OABPrev e a Sicoob Advocacia. A proposta tem como objetivo garantir que advogados e advogadas do interior tenham pleno conhecimento e acesso facilitado aos produtos e benefícios oferecidos.
Entre as sugestões apresentadas estão a produção de cartilhas explicativas e a realização de visitas presenciais, fortalecendo o vínculo com a advocacia local e promovendo orientação efetiva sobre as vantagens e possibilidades oferecidas por essas parcerias.
Confira as deliberações da Carta de Itajaí, Navegantes e Balneário Piçarras do 117º Colégio de Presidentes das Subseções
No último encontro do 117º Colégio de Presidentes das Subseções de 2025, realizado neste sábado (14) pela Seccional, por meio das Subseções de Itajaí, Navegantes e Balneário Piçarras, destacaram-se importantes deliberações com foco na valorização da advocacia em todo o estado de Santa Catarina.
1. Promover a divulgação, junto à advocacia das subseções, do plano de melhorias adotado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina nos Juizados Especiais, visando garantir aos jurisdicionados uma prestação jurisdicional mais célere, acessível e eficiente.
2. Diligenciar junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como perante ao Ministério Público, para que se reconheçam o Sistema Judicial como a maior vítima das fraudes dos falsos advogados.
3. Apoiar, difundir e participar da Primeira Conferência Estadual sobre a Defesa das Prerrogativas e a Valorização da Advocacia, evento fundamental para a advocacia, pois fortalece a profissão, defende as prerrogativas e valoriza o papel do advogado na sociedade.
4. Promover através da ESA a capacitação contínua dos advogados e fortalecendo a advocacia em todo o estado.
5. Difundir e levar os serviços ofertados pela CAASC a cada advogada e advogado de Santa Catarina.
6. Fomentar nas subseções o projeto desenvolvido pela Comissão de Inteligência e alta Performance, visando aperfeiçoar a performance profissional e o equilíbrio emocional do advogado.
7. Assegurar que toda iniciativa de reorganização judiciária seja precedida de amplo e efetivo diálogo com a advocacia local, respeite o princípio do acesso à Justiça, considere as especificidades regionais — e não apenas critérios quantitativos — e tenha como premissas a equidade, a eficiência e a preservação do atendimento jurisdicional, sem ocasionar exclusões ou retrocessos no serviço prestado à sociedade.
Presenças: Gisele Kravchychyn, vice-presidente da OAB/SC; Óliver Jander, secretário-geral da OAB/SC; Caroline Rasmussen, secretária-geral adjunta da OAB/SC; Jean Leomar Pereira, diretor tesoureiro da OAB/SC; Isabela Medeiros, diretora administrativa da OAB/SC; Thiago Degasperin, diretor executivo da OAB/SC; Adriano Tavares, diretor de Relacionamento com a Justiça de SC da OAB/SC; Regiane Sanchez, diretora de Relacionamento com a Justiça do Trabalho da OAB/SC; Rui Cesar Voltolini, diretor de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB/SC; Vanessa Barcelos, diretora de Inovação e Tecnologia da OAB/SC; Maria Tereza Zandavalli, vice-presidente da CAASC; Janaína Barea Corbari, secretária-geral adjunta da CAASC; Douglas Dal Monte, coordenador-geral das Comissões da OAB/SC; Ana Paula Colzani, presidente da OAB Itajaí; Roberta Elisa Corrêa, presidente da OAB Navegantes; Samantha de Andrade, presidente da OAB Balneário Piçarras.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC