Nesta terça-feira (10), a OAB Santa Catarina marcou presença em um momento histórico no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-12), em Florianópolis. Durante a cerimônia de assinatura do Termo de Adesão ao Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade, o presidente da Seccional, Juliano Mandelli, representou a OAB/SC e destacou a importância da parceria para a promoção de um ambiente judicial mais inclusivo e representativo.
A vice-presidente da OAB/SC, Gisele Kravchychyn; a diretora de Inclusão e Acessibilidade, Karen De Pauli; e a diretora de Relacionamento com a Justiça do Trabalho, Rejane Sanchez, também prestigiaram o evento, reforçando o compromisso institucional com a pauta.
Após a solenidade, Mandelli realizou uma visita institucional ao presidente do TRT-12, desembargador Amarildo Carlos de Lima, para debater as pautas prioritárias para a advocacia, como a eficiência processual, o amplo acesso à Justiça e a valorização da atuação dos advogados, temas essenciais para o aprimoramento do sistema jurídico catarinense.
O Termo de Adesão assume o compromisso de implementar ações afirmativas e políticas de inclusão que abrangem igualdade racial, de gênero, orientação sexual, identidade de gênero, acessibilidade e outras dimensões da diversidade, promovendo um ambiente de trabalho e judicial mais justo e plural.
“Este é um passo fundamental para consolidar um Judiciário que reflita a diversidade da sociedade e valorize o papel do advogado como protagonista do processo. A OAB/SC está empenhada em manter um diálogo constante com o TRT-12 para avançar nas pautas que impactam diretamente o dia a dia da advocacia e a efetividade da Justiça”, afirmou Juliano Mandelli.
Para a vice-presidente da OAB/SC, Gisele Kravchychyn, a assinatura do termo representa um compromisso concreto com a sociedade catarinense. “A advocacia é uma força transformadora, que luta diariamente pelo cumprimento dos direitos, pelo acesso à Justiça, pela cidadania e pela inclusão”, destacou.
A diretora de Relacionamento com a Justiça do Trabalho, Rejane Sánchez, também avaliou a iniciativa de forma positiva. “A inclusão é pauta latente em ambas as instituições, dado o mumus público que possuem e a defesa da democracia em sentido amplo. A assintura do Termo, reforça este compromisso, agora conjunto. Avançamos e toda a sociedade avança!".
Já a diretora de Inclusão e Acessibilidade da OAB/SC, Karen De Pauli, ressaltou que a adesão ao programa reforça o papel social da advocacia. “Esse compromisso demonstra que estamos ao lado de quem mais precisa. A advocacia catarinense segue firme na busca por uma inclusão verdadeira e por justiça para todos.”
Assessoria de Comunicação da OAB/SC