Em alusão ao Outubro Rosa, a OAB Santa Catarina promoveu nesta terça-feira (7), o evento “Direitos da Pessoa com Câncer”, realizado na sede da Seccional em parceria com a CAASC, a ESA/SC, Comissões Temáticas e o Fórum Interinstitucional da Mulher Advogada.
A iniciativa reuniu especialistas de diversas áreas para debater ao longo do dia aspectos jurídicos, sociais e de saúde que envolvem o enfrentamento do câncer, destacando o papel da advocacia na defesa de direitos e na construção de redes de acolhimento e solidariedade.
A programação trouxe painéis sobre dignidade e autoestima, prevenção, apoio familiar, violência de gênero como fator de risco, direitos trabalhistas, benefícios previdenciários e isenções tributárias. Advogados(as), médicas, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil compartilharam experiências e conhecimentos, promovendo uma visão integrada sobre os desafios enfrentados por quem vive o diagnóstico e o tratamento da doença.
Gisele Kravchychyn, vice-presidente da OAB/SC, ressaltou o compromisso da advocacia neste cenário: "A advocacia tem um papel fundamental de garantir que os direitos sejam reconhecidos, respeitados e efetivados. O que vivemos hoje aqui vai além de uma programação institucional: é um compromisso coletivo com a vida e com a esperança. Que este encontro nos inspire a construir uma sociedade em que cada diagnóstico seja acompanhado de acolhimento e cada tratamento conduzido com respeito, informação e amor."
Maria Tereza Zandavalli Lima, vice-presidente da CAASC, reforçou a importância do evento: "Quero enfatizar e enaltecer a atuação da OAB Santa Catarina, em conjunto com as Comissões, a ESA e a CAASC, na promoção de debates tão importantes. Tenho certeza de que este será um encontro muito proveitoso para todos."
Luciana Faísca Nahas, vice-diretora geral da ESA/SC, ressaltou a relevância do tema em debate: "Que possamos, neste evento, discutir essa proteção tão importante para as pessoas que passam por situações tão delicadas na vida, como enfrentar um câncer — seja para quem recebe o diagnóstico, seja para os familiares envolvidos."
Margareth da Silva Hernandes, coordenadora-adjunta das Comissões da OAB/SC, destacou a relevância da iniciativa: "Este evento da OAB, aliado ao envolvimento da sociedade e à preocupação com as mulheres — tanto na sociedade quanto na advocacia — é muito importante. Esse contato é fundamental para que, se uma de nós infelizmente tiver que enfrentar uma doença como essa, possa saber como tratar, ter acesso a um atendimento psicológico, que é muito importante nesse momento."
Herta de Souza, conselheira federal da OAB/SC e presidente da Comissão da Mulher Advogada da Seccional, destacou a relevância da promoção deste debate: "Neste momento em que estamos falando de um assunto que precisa ser debatido, é fundamental lembrar que ele não se restringe apenas à OAB de Santa Catarina. Trata-se de uma questão mundial, que precisa ser falada e levada adiante, porque a informação deve chegar a todos os cantos."
Compuseram a mesa diretiva: Gisele Kravchychyn, vice-presidente da OAB/SC; Maria Tereza Zandavalli Lima, vice-presidente da CAASC; Helena Paschoal Pitsica, diretora de Educação Jurídica da OAB/SC; Luciana Nahas, vice-diretora da ESA/SC; Talia Tumelero, diretora de Saúde e Auxílios da CAASC; Ana Paula Guedes Werlang, diretora de Eventos da CAASC; Vanessa da Silva, conselheira fiscal da CAASC; Margareth Hernandes, coordenadora adjunta das Comissões da OAB/SC; Herta de Souza, conselheira federal da OAB/SC e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SC.