
Reforçando o compromisso com uma Justiça mais eficiente, acessível e transparente, as Ouvidorias da OAB/SC e da Justiça Federal realizaram, na tarde desta quarta-feira (25), uma reunião para alinhar iniciativas conjuntas voltadas à melhoria no atendimento institucional.
O encontro reuniu o ouvidor-geral da OAB/SC, Erivelton Fileti, o ouvidor-geral adjunto, André Barreto e juiz Leoberto Simão Schmitt Júnior, Ouvidor da Justiça Federal. A pauta teve como foco a otimização de fluxos, a simplificação de processos e a redução da burocracia no relacionamento entre as instituições — medidas que impactam diretamente na atuação da advocacia catarinense e na prestação de serviços à sociedade.
A proposta central da reunião é modernizar e tornar mais ágil o encaminhamento de demandas, promovendo um canal de comunicação eficiente entre OAB e Justiça Federal. A iniciativa fortalece a cultura do diálogo interinstitucional, essencial para garantir o pleno exercício das prerrogativas profissionais e o acesso qualificado ao Judiciário.
“Esta integração entre a OAB e a Justiça Federal é fundamental para garantir celeridade e transparência nos processos. Unir esforços significa fortalecer o sistema de Justiça como um todo, beneficiando diretamente a advocacia e os cidadãos”, afirmou Erivelton Fileti.
Já o ouvidor-geral adjunto, André Barreto, completou: “O compartilhamento de informações e boas práticas entre as instituições é essencial para eliminar entraves e melhorar a prestação jurisdicional. Estamos empenhados em construir pontes que facilitem o trabalho dos operadores do Direito e a vida de quem busca Justiça”.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC