
A advocacia catarinense tem, a partir desta sexta-feira (25), uma nova oportunidade para compartilhar conhecimento e fomentar a produção acadêmica. Foi lançada a 1ª edição de 2025 da Revista Jurídica da OAB/SC, publicação da Seccional realizada por meio da Escola Superior da Advocacia (ESA/SC). Clique aqui e saiba mais.
O lançamento marca uma nova etapa da revista, que reafirma seu papel como espaço de expressão da advocacia, da comunidade jurídica e do meio acadêmico. O edital é em fluxo contínuo – ou seja, não há período de fechamento. Os interessados podem submeter seus textos a qualquer momento, com avaliação mensal. As submissões devem ser feitas diretamente pela plataforma online revistaoabsc.org.
“Fortalecer a produção acadêmica é uma das formas de valorizar a advocacia. Com a revista, queremos estimular o pensamento crítico e dar visibilidade ao conhecimento jurídico que nasce dentro da nossa classe”, destaca o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli.
Como participar?
A revista é voltada a advogadas, advogados, professores, estudantes e demais operadores do Direito. Serão aceitos artigos com temáticas jurídicas diversas, desde que atendam aos critérios de originalidade, relevância, rigor metodológico e clareza argumentativa. Os textos devem ter entre 12 e 25 páginas e seguir as normas da ABNT.
Cada autor pode submeter um artigo individualmente ou participar de até dois trabalhos em coautoria, com no máximo três autores por texto.
“A Revista Jurídica da OAB/SC é um espaço que valoriza o pensamento crítico, técnico e independente. Queremos incentivar a advocacia a publicar, refletir e contribuir com os grandes debates jurídicos da atualidade”, afirma o diretor-geral da ESA/SC, Ezair José Meurer Junior.
“A Revista Jurídica da OAB/SC é também um espaço de reconhecimento. É onde a advocacia catarinense pode mostrar a qualidade da sua produção intelectual e contribuir com o aprimoramento do conhecimento jurídico. Convidamos todos a participar”, enfatiza a vice-diretora da ESA/SC, Luciana Nahas.
Seleção e critérios
A seleção dos artigos será feita pelo Comitê Científico da publicação, que também será responsável pelo controle de plágio. As opiniões expressas nos textos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam, necessariamente, a posição institucional da OAB/SC.
“A publicação em fluxo contínuo democratiza o acesso, garante dinamismo editorial e reafirma o papel da Ordem como incentivadora da produção científica na área jurídica”, acrescenta a diretora da Revista e de Publicações da ESA, Elizete Lanzoni Alves.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC