
Ocorreu na tarde desta quarta-feira (4), o Pleno para os cargos de juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral. O evento ocorreu no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis. A sessão extraordinária foi conduzida pelo presidente do TJSC, Desembargador Francisco de Oliveira Neto.
Na ocasião, o desembargador Carlos Roberto da Silva e o juiz de Direito Marcelo Pizolati foram os magistrados eleitos para ocuparem os cargos. Além disso, foram compostas as duas listas tríplices com advogados para a categoria jurista do TRE-SC, que serão encaminhadas para a escolha do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A sessão contou com os votos de 84 desembargadores e desembargadoras que atuam no estado.
Eleito com 56 votos, o magistrado Carlos Roberto da Silva assumirá o cargo de juiz efetivo, na categoria desembargador. Ele ocupará a vaga antes ocupada pela desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta. Na sequência, o colegiado elegeu o magistrado Marcelo Pizolati, com 68 votos, para o cargo de juiz efetivo do TRE, categoria juiz de Direito. Ele assumirá a vaga deixada pelo juiz Otávio José Minatto. No total, 13 juízes e juízas participaram do pleito.
Foram formadas duas listas tríplices na categoria jurista. Para o cargo de juiz efetivo, os mais votados foram os seguintes advogados: Carolina Gabriela Fogaça Vicari Eyng (59 votos); Débora Fernanda Gadotti Farah (59); e José Sérgio da Silva Cristóvam (54). Para o cargo de juiz substituto, os seguintes advogados foram os mais lembrados: Pedro Paulo Faria de Carvalho Braga (60 votos); Juliano Caporal Menegotto (47); e Luiza César Portella (46).
Na sequência, o colegiado elegeu o magistrado Marcelo Pizolati, com 68 votos, para o cargo de juiz efetivo do TRE, na categoria juiz de Direito. Ele ocupará o cargo do juiz Otávio José Minatto, em decorrência do término do primeiro biênio. Ao todo, 13 juízes e juízas participaram desse pleito.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC