Faltando cerca de um mês para o final do Campeonato Catarinense da Série A, a Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC fez um balanço da Campanha Estadual de Combate ao Racismo, lançada no início de 2016. Segundo o presidente da Comissão, Fábio Dias, a campanha consegui sensibilizar atletas, torcidas e a sociedade em todas as regiões do Estado. No segundo turno, as ações, como as palestras que vem sendo ministradas nos clubes, serão intensificadas.
Idealizada pela Comissão de Igualdade Racial, a campanha foi composta de diversas peças publicitárias que partiram do mote “Cartão vermelho para o racismo”, reforçando a ideia de que o preconceito não faz parte do jogo. Dias reforça que é necessário compreender e combater o racismo amplamente, “pois está cada vez mais claro que ele permanece em todos os segmentos da sociedade. Por isso, é fundamental que se comece de algum lugar e entendemos que o futebol seja, neste momento, a oportunidade para disseminar as ideias que compõem esta campanha”, explica.
A campanha foi desenvolvida pela agência Quadra e recebeu apoio do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes, da Federação Catarinense de Futebol, Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES) e da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT).
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


