Os principais desafios da advocacia penal no estado, além de projetos que visam fortalecer políticas públicas que integrem a advocacia e os agentes de segurança foram as pautas debatidas na reunião na Seccional pelo presidente Juliano Mandelli. As demandas serão levadas pelo presidente às instâncias do Poder Executivo, com o objetivo de construir soluções conjuntas e eficientes que possam atender a advocacia e também a sociedade catarinense.
A reunião realizada nesta quarta-feira (4), também contou com o diretor de Assuntos Penais da Seccional, Guilherme Araújo e o diretor de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Rui Cesar Voltolini, e a presidente da Comissão de Segurança, Criminalidade e Violência Pública da OAB/SC, Camila da Silveira Cardoso.
"Não mediremos esforços para transformar as demandas da advocacia em ações concretas. A segurança pública é um dever de todos e a OAB/SC será ponte essencial nesse diálogo de construção de políticas públicas, ideias e projetos que possam atender a todos.", afirmou Juliano Mandelli.
O diretor de Assuntos Penais, Guilherme Araújo, avaliou de forma positiva o encontro. "Temos a chance de avançar na segurança pública do estado unindo a expertise técnica da advocacia catarinense com vontade política. Estamos trabalhando por soluções efetivas, com políticas que equilibrem prevenção, repressão qualificada quando necessário e reinserção social, sem perder de vista o devido processo legal e as prerrogativas da classe.", explicou.
Rui Cesar Voltolini, diretor de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, enfatizou a necessidade de conciliar a proteção da categoria em uma atuação conjunta com os agentes de segurança. "Defender as prerrogativas da advocacia significa fortalecer todo o sistema de justiça, garantindo que advogados possam exercer sua missão com dignidade - em sintonia com outros atores da justiça: juízes, promotores e agentes de segurança. Essa integração é fundamental para uma Justiça eficiente e acessível a todos", destacou Voltolini.
Camila Cardoso, presidente da Comissão de Segurança, Criminalidade e Violência Pública da OAB/SC, destacou a importância da colaboração entre as instituições. "Precisamos unir esforços agora para construir políticas públicas que equilibrem segurança, direitos dos cidadãos e demandas da advocacia. Como OAB/SC, assumimos o compromisso de facilitar esse diálogo e apresentar propostas que beneficiem todo o sistema de justiça", finalizou.
Mandelli recebe deputado Alex Brasil para alinhar ações conjuntas na ALESC
Seguindo com a agenda do dia, o presidente Juliano Mandelli recebeu a visita institucional do deputado estadual de Santa Catarina, Alex Brasil. O encontro ocorreu no gabinete da presidência, na sede da OAB/SC, em Florianópolis. A visita marcou o início de uma agenda de trabalho conjunta, reforçando o compromisso das instituições com diálogo, eficiência e o interesse público.
A reunião teve como objetivo principal promover um diálogo aberto entre as instituições, permitindo o alinhamento de pautas de interesse comum. Foram apresentados projetos e propostas que poderão ser desenvolvidos em conjunto entre as entidades e, posteriormente, encaminhados à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). A conversa reforçou a importância da cooperação entre a OAB/SC e o Poder Legislativo, destacando a disposição de ambas as partes em trabalharem unidas para avançar em discussões que beneficiem a advocacia e a sociedade catarinense como um todo.
O presidente Juliano Mandelli ressaltou o valor dessa parceria e a necessidade de uma atuação integrada. "Essa aproximação entre a OAB/SC e a ALESC é fundamental para construirmos propostas que realmente atendam às demandas da advocacia e da população. Estamos dispostos a colaborar ativamente, trazendo soluções que fortaleçam a justiça e o desenvolvimento de Santa Catarina.", finalizou.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC