Promover a mediação e o diálogo como alternativas à judicialização de conflitos foi o foco da aula inaugural do Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais, promovido pela OAB Santa Catarina, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA/SC), na noite da última quarta-feira (4). O evento destacou a importância da capacitação para uma Justiça mais célere, eficiente e humanizada. A primeira aula foi gratuita, aberta ao público e transmitida pela plataforma Zoom, possibilitando maior participação dos profissionais e promoção do conhecimento.
Com o tema “A Mediação, o Diálogo e a Ética da Convivência Humana: Semente, Flor e Fruto”, a aula foi ministrada pela magistrada Quitéria Tamanini Vieira, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Na ocasião, a juíza compartilhou sua trajetória profissional e experiências em processos nos quais a mediação se mostrou fundamental para a resolução pacífica e eficaz de conflitos.
O diretor-geral da ESA/SC, Ezair Meurer, ressaltou a relevância da formação contínua como instrumento de transformação social e de fortalecimento da advocacia. “Essa iniciativa vai além do conhecimento jurídico: ela abre caminho para uma atuação mais estratégica e humanizada na mediação, fortalecendo não apenas a carreira do advogado, mas também a qualidade do serviço prestado à sociedade. Esses meios dos alternativos de solução de conflitos são caminhos necessários hoje para uma melhor jurisdição. ”, afirmou.
Para Dorval Henrique Ferrari, diretor do Núcleo de Soluções Alternativas de Conflitos da ESA/SC, a formação atende a uma demanda concreta do sistema de Justiça. “A qualificação de mediadores não é apenas uma exigência legal, mas uma missão estratégica para a eficiência do Judiciário. Com esta iniciativa, a ESA/SC reafirma seu compromisso em formar profissionais que dominem a técnica e, sobretudo, promovam uma cultura de diálogo e de acesso à Justiça. Depois de um longo percurso, estamos dando início à primeira turma de alunos que serão os futuros mediadores judiciais.”, concluiu.
A presidente da Comissão de Mediação da OAB/SC, Rissiane Goulart, enfatizou sobre o desenvolvimento dos profissionais de Direito. ”Esse curso oferecido pela OAB/SC representa o marco importante para o fortalecimento da cultura, da pacificação e da resolução de conflitos.”, explicou.
De acordo com desembargador do TJSC, Sílvio Orsatto, o curso tem uma proposta inovadora. “É um ambiente extremamente propício de pessoas engajadas a uma nova justiça.”, comentou.
A desembargadora Fernanda Sell, avaliou de forma positiva a proposta. “A adoção desses métodos consensuais de solução de conflito transcende a mera alternativa.”, finalizou.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC