Dando continuidade aos trabalhos iniciados na sexta-feira (30), o segundo dia do I Colégio Integrado dos Presidentes de Comissões da Jovem Advocacia das Subseções, Coordenadores e Delegados da CAASC foi marcado por debates fundamentais para o fortalecimento da jovem advocacia catarinense. Realizado neste sábado (31), em Balneário Camboriú, o encontro seguiu com a construção conjunta de projetos, iniciativas e soluções voltadas ao dia a dia dos profissionais em início de carreira.
O presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, destacou a importância do protagonismo jovem na instituição. “A jovem advocacia é uma das forças mais dinâmicas da nossa instituição. Este Colégio é um espaço estratégico para ouvir, construir e projetar o futuro da profissão com quem vive, na prática, os desafios de começar. Queremos pensar em iniciativas que possam atender a toda a advocacia, de todo o nosso Estado, pois a Ordem é para todos e deve estar em todos os lugares”, afirmou.
A diretora de Iniciação Profissional da OAB/SC, Isadora Barth, ressaltou o papel da Ordem em acompanhar de perto os primeiros passos da advocacia e a importância de espaços como o Colégio para alinhar ações. “Nosso compromisso é garantir que ninguém comece sozinho na advocacia. A Diretoria de Iniciação Profissional da OAB/SC está aqui para construir pontes, oferecer apoio técnico e humano, e fortalecer cada jovem colega desde o primeiro dia de atuação.”
Já a presidente da Comissão Estadual da Jovem Advocacia, Maria Eduarda Passos da Silva, celebrou a diversidade de pautas abordadas e o engajamento das lideranças. “Estamos unindo ideias, experiências e realidades distintas com um único objetivo: fortalecer quem está no início da caminhada e mostrar que a advocacia não começa sozinha”, concluiu.
Comissão Estadual apresenta projetos e lança novas iniciativas de integração regional
Abrindo os trabalhos do segundo dia, a presidente da Comissão Estadual da Jovem Advocacia, Maria Eduarda Passos da Silva, apresentou os principais projetos desenvolvidos em âmbito estadual, voltados à qualificação, valorização e acolhimento da jovem advocacia. Entre as ações em andamento estão o eBook “Iniciando na Advocacia”, o Curso de Iniciação à Advocacia, o ConectADV — banco de oportunidades para jovens profissionais —, o Programa de Mentoria, os grupos de estudo em diversas áreas do Direito, o projeto SimulAção, o tradicional Happy Hour da Advocacia e a iniciativa de fotos profissionais regionais.
Na ocasião, também foram lançadas oficialmente três novas iniciativas: o Jovem Advocacia nas Nuvens, espaço em nuvem compartilhado que permite às comissões locais acessarem e cadastrarem projetos, modelos e informações institucionais de forma padronizada; os Workshops Temáticos, reuniões abertas em parceria com comissões da OAB/SC para aprofundar temas jurídicos relevantes, com material de apoio; e o Happy Hour Jurídico Regional, que promoverá encontros em todas as regiões do estado, unindo palestras, integração e networking.
“Esses projetos refletem nosso compromisso com uma advocacia jovem mais conectada, acolhida e preparada. Queremos estar presentes onde a jovem advocacia está, entendendo suas realidades e oferecendo apoio efetivo”, afirmou Maria Eduarda.
Tecnologia a favor da jovem advocacia
A presidente da Comissão da Jovem Advocacia da Subseção de Jaraguá do Sul, Stéfanie Tupich, apresentou ao Colégio uma proposta inovadora: a habilitação, também para advogados, de uma funcionalidade já disponível a servidores no sistema Eproc — a criação de minutas, modelos e textos padronizados. A ideia é que os profissionais da advocacia possam acessar essa ferramenta, otimizando o tempo e reduzindo tarefas repetitivas, como o preenchimento de dados processuais, endereçamento e ajustes de formatação, funcionando, na prática, como um “escritório virtual”.
“Quem já estagiou em gabinete sabe o quanto essas funcionalidades facilitam o dia a dia. Trazer isso para a advocacia seria um grande avanço”, destacou Stéfanie. Ela mencionou ainda o PJe da Justiça do Trabalho, que já conta com recursos semelhantes voltados à automação e à padronização de documentos.
Sistema da Defensoria Dativa em pauta
Outro tema de grande relevância abordado no encontro foi o funcionamento do sistema da Defensoria Dativa em Santa Catarina. A apresentação foi conduzida pelo presidente da Comissão de Acesso à Justiça da OAB/SC, Cassiano Starck, que explicou o fluxo de atuação, os critérios para habilitação dos advogados, como funciona a fixação e o pagamento dos honorários, e os principais avanços e desafios enfrentados no atual modelo.
Dada a relevância do tema para a jovem advocacia — já que muitos profissionais iniciam suas carreiras atuando como dativos —, a exposição também abordou pontos de melhoria no sistema e a importância da valorização desses profissionais. “A advocacia dativa é, para muitos colegas, a porta de entrada na profissão. Por isso, precisamos estar em constante aprimoramento, a fim de que este trabalho essencial e de extrema relevância para a sociedade seja sempre reconhecido”, destacou Cassiano.
Prerrogativas e valorização institucional
Encerrando a programação, foi abordado um dos pilares da atuação institucional da OAB/SC: a defesa das prerrogativas profissionais. O tema, proposto pela presidente da Comissão da Jovem Advocacia de Porto União, Daniele Cristina de Lima, tratou do combate às violações, dos canais de denúncia e do acompanhamento dos casos, além de trazer reflexões sobre a importância da valorização institucional, do enfrentamento ao assédio e da luta contra qualquer forma de discriminação na profissão. A exposição contou com a apresentação do diretor de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB/SC, Rui Cesar Voltolini.
Vale lembrar que a OAB Santa Catarina conta com um novo e inédito modelo de defesa da classe, oficialmente regulamentado em março deste ano, durante sessão do Conselho Pleno da OAB/SC. A estrutura do sistema é composta por diretoria, Comissão Estadual de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, procurador-geral de prerrogativas, procurador-geral de honorários, procuradoria especial da mulher advogada, coordenadorias regionais e delegados distribuídos por todas as regiões catarinenses.
“Trazer a discussão sobre o sistema de defesa das prerrogativas para o Colégio da Jovem Advocacia é fundamental. Nosso modelo pioneiro atua em todas as regiões de Santa Catarina, garantindo que todos os advogados(as) tenham suporte rápido e efetivo para enfrentar violações e fortalecer sua valorização profissional”, afirmou Rui.
CAASC promove segundo dia do Colégio de Coordenadores e Delegados
Paralelamente à programação da Jovem Advocacia, a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) também deu continuidade aos trabalhos neste sábado (31), com a realização do segundo dia do Colégio de Coordenadores e Delegados. Conduzido pelo presidente Pedro Miranda e membros da diretoria, o encontro teve como foco principal o balanço dos primeiros 100 dias de gestão, com a apresentação das ações já implementadas e dos resultados obtidos até o momento.
Além disso, o espaço foi dedicado à escuta ativa das demandas regionais trazidas pelos delegados e coordenadores, promovendo uma construção conjunta de estratégias para o fortalecimento da atuação da CAASC em todo o estado.
“Ouvimos quem está na ponta e conhece de perto a realidade da advocacia. Esse diálogo é essencial para que nossas ações tenham ainda mais impacto”, destacou o presidente Pedro Miranda.
Presenças: Herta Souza, conselheira federal da OAB/SC; Óliver Jander Costa Pereira, secretário-geral da OAB/SC; Deborah Lazzaris, tesoureira-adjunta da OAB/SC; Rejane Sánchez, diretora de Relacionamento com a Justiça do Trabalho da OAB/SC; Guilherme Silva Araújo, diretor de Assuntos Penais da OAB/SC; Gabriel Corrêa, vice-presidente da Comissão Estadual da Jovem Advocacia da OAB/SC; André Brito, secretário-geral da Comissão Estadual da Jovem Advocacia da OAB/SC; Beatriz Baldi, secretária-adjunta da Comissão Estadual da Jovem Advocacia da OAB/SC; Isabela Silochi, coordenadora executiva da Comissão Estadual da Jovem Advocacia da OAB/SC; Janaina Guesser Prazeres, coordenadora-adjunta das Comissões da OAB/SC; Leandro Antonio Godoy Oliveira, coordenador-adjunto das Comissões da OAB/SC; diretor financeiro do SICOOB Advocacia, Marco Antonio Mendes Sbissa.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC