A OAB Santa Catarina reuniu, na noite desta segunda-feira (10/11), profissionais do Direito, especialistas do mercado segurador e representantes do setor produtivo para o 2º Encontro de Agronegócio e Seguros — tema que, além de essencial para a sustentabilidade do agronegócio, abre novas e expressivas frentes de atuação para a advocacia catarinense e nacional.
Com organização da Comissão de Direito Securitário da OAB/SC, o evento proporcionou um panorama completo sobre os desafios e transformações do setor. Os palestrantes apresentaram análises jurídicas, técnicas e econômicas, reforçando a importância do Seguro Rural como instrumento de proteção, gestão de riscos e segurança jurídica para as atividades agrícolas. A aproximação entre a prática do campo e o universo jurídico destacou oportunidades na análise de contratos, perícias, regulação de sinistros e consultoria especializada.
O encontro foi estruturado em três painéis temáticos:
I – Comercialização de Seguro Rural e a Nova Lei de Seguros
Com Eduarda de Macedo Coelho, Thiago Bozelli, Rodrigo Campus Louzeiro e mediação de Gilmar Gasperin.
II – Regulação de Sinistros no Seguro Rural e a Nova Lei de Seguros
Com Luci Andréia Rivas Veja, Maria Izabel Indrusiak Pereira, Graan Augusto Pereira e mediação de Victor Ferreira.
III – Posições dos Tribunais sobre o Seguro Rural
Com Vanessa Azevedo Barcelos, Alex Santore, Fernando Lucchesi e mediação de Juliano Rodrigues Ferrer.
Vanessa Azevedo Barcelos, diretora de Inovação e Tecnologia da OAB/SC agradeceu a oportunidade de estar representando a Seccional no evento:
“É uma honra poder representar a OAB/SC e participar de um debate tão importante sobre o agronegócio e o seguro rural. Este encontro reforça a importância da integração entre o Direito e o setor produtivo, contribuindo para soluções mais seguras e eficientes para todos os envolvidos."
"Todos aqui sabem que o agronegócio é o motor da economia nacional e que o seguro garante a sua sustentabilidade", pontuou Fernando Lucchesi, presidente da Comissão de Direito Securitário da OAB/SC.
“É um prazer estar aqui com vocês hoje. O tema em debate é muito interessante, muito relevante para que a gente consiga abordar e dialogar de forma muito expressiva”, destacou Eduarda de Macedo Coelho, membro da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio da OAB/SC.
“Nos dedicamos ao estudo do Direito do Seguro. Existem vários grupos nacionais de trabalho que se dedicam a diferentes temas e ramos do seguro, sempre tratando dos direitos desse setor,” completou Juliano Rodrigues Ferrer, presidente do Grupo Nacional de Trabalho de Agronegócio e Seguros da AIDA Brasil.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


